sexta-feira, 22 de maio de 2009

Seção da Tarde!


Edward Mãos de Tesoura

Peg , uma vendedora de Avon, não está conseguindo vender muita coisa. Ela vive em uma comunidade assustadoramente igual, padronizada na Flórida e conhece todas as mulheres. Assim, se vê no desespero e resolve ir em uma mansão, meio abandonada e assustadora no alto de um morro que fica no final do “condomínio” de casas. Lá, ela encontra um rapaz de nome Edward. Ele, que não é humano e foi criado pelo Inventor, perdeu seu “pai” e passou a viver sozinho no casarão. Edward traz tesouras no lugar das mãos e Peg resolve levá-lo para casa, onde ele passa a enfrentar a beleza e a tristeza de ser diferente.

Primeiro filme (dos atuais seis) da dupla Tim Burton e Johnny Depp, Edward Mãos de Tesoura é um sucesso da Sessão da Tarde no Brasil e está marcado na memória de grande parte da população como um lindo e maravilhoso filme sobre um estranho cara com tesouras no lugar das mãos.

Eu mesmo achava que me lembrava bem do filme até comprá-lo recentemente por 12,90 e assistí-lo, deliciado, em uma parada manhã de sexta-feira. Lembro-me que enquanto assistia,minha mão perguntou "você comprou esse filme?" e nem mesmo esperando minha resposta ela disse "ele é lindo!". E realmente é.
Ao assistí-lo, finalmente entendi porque esse filme não é infantil. Havia anos (talvez uma década) que eu tinha assistido e só agora pude compreender os significados por trás de quase tudo aquilo, o tipo de coisa que crianças deixam passar direto.

Para começar, o bairro de Peg e sua família são padronizados. A imagem que nós temos dos americanos de cabeça fechada. Um bairro reto, com casas iguais (até nas cores: vermelho, verde, amarelo, azul; vermelho…) em ruas iguais. O pai é o trabalhador, a mãe vende Avon para as amigas, a filha viaja com os amigos e com o namorado e o filho brinca feliz no quintal, onde há uma churrasqueira para os finais de semana.
O bairro
O contraste da mansão abandonada onde Edward vive é mais do que evidente. No final da rua de Pen, que é sem saída, acabam as casas bonitinhas e coloridas e começa um morro com grandes e fechadas árvores escuras. A mansão é negra. Porém, seu quintal é recheado de plantas bem cordadas. Até a cor verde do mato lá da mansão é mais viva que o verde do mato do bairro, plastificado, moldado.Isso mostra uma coisa muito óbvia: o diferente. Edward é o diferente e uma sociedade moldada com certeza não saberia viver com isso. Tanto que Peg pega Edward para criá-lo em casa, não para levá-lo ao hospital. É como se não encarassem sua realidade.
A mansão

Pela parte de Edward, segundo o diretor Tim Burton, a idéia das tesouras é trazer a mentalidade infantil para a telona no papel assumido por Johnny Depp. As tesouras representam a criança que não pode encostar em nada, que é afastada do mundo dos adultos. Da mesma maneira, muitas vezes a realidade da criança é ignorada pelos pais que não entendem, nem parecem querer entender, o que está passando pela cabeça de seus filhos. Cada um segue sua vida e pronto. Como diria o Coringa: “Está tudo de acordo com o plano”.

Edward, porém, não poderia deixar de resultar em alguma coisa e tudo começa quando Kim retorna de viagem. Ela é a primeira a ter uma reação real a Edward, enquanto seu namorado, Jim, representa um outro lado da padronização americana: rebaixar e se aproveitar dos menores.
E é quando Edward é acusado indevidamente de invadir a casa de Jim que tudo cai sobre ele. Aí, a maravilha que ele era para todas as mulheres, cortando os cabelos delas e fazendo seus jardins, acaba-se. Até aquela que se jogava em cima dele passou a dizer que havia sido abusada. É o outro lado da moeda, de pessoas que não sabem compreender o mundo.

Edward

A vida de Edward é linda, realmente. O filme é todo lindo.
A atuação de Johnny Depp, que quase te faz esquecer dos outros atores, é de tirar o fôlego. Só deus sabe como ele ficou “fora” do estrelato até Piratas do Caribe, onde chutou Orlando Bloom e assumiu seu papel no topo do panteão hollywoodiano.

Cada uma de suas feições, cada uma de suas meras 169 palavras faladas durante todo o filme são perfeitas. Ele é um ator completo e mostrava isso aqui, já aos 27 anos de idade.
Tim Burton e Johnny Depp têm aqui sua obra-prima, o que eu considero sinceramente o melhor trabalho de ambos e um dos melhores filmes de todos os tempos.

Um fruto de uma mente estranhamente bonita, na qual o belo não quer significar nada com o exterior, mas sim tudo aquilo que guardamos conosco ao terminar de assistir. Perfeito.

12 comentários:

BirdBardo Blogger disse...

Jhonny depp é de longe um dos maiores atores q já vi como ele só nicholas cage e sean connery.

Karen GOES disse...

é verdade, quando somos crianças, muitas coisas passam despercebidas: o que nos dizem aceitamos e ponto. concordo com tudo o que você disse sovbre o filme, ele nos mostra uma sociedade que nos foi "imposta", porem, quando o Edward chega, gera o caos, pois ele não é alguém que faz o que "tem que fazer" ou "ser oq ue tem que ser" só por que alguém disse, ele é o que é. Tanto que quando a Peg o leva pra casa, tenta torná lo parte dessa "vida"...
Ah o Johnny Depp além de lindo, é ótimo ator...
Eu soube a pouco tempo que foi ele quem fez esse filme e nem acreditei!

Romário disse...

Só passando p/ agradecer a visita e o seu comentário..aproveitando e descobrindo um pouco + do seu blog...muito maneiro tbém!
Abraço!Parabéns

Meu espaÇo disse...

Ótimo!!!
...de muito bom gosto seu comentário,Vc postou itens que duvido q alguém poderia lembrar!

Anônimo disse...

Sim seu significado é um exemplo simples de que ser diferente não é nada demais...

guga disse...

eu adoro esse filme..só q tem uma parte q eu naum gosto...maisassim mesmo e muuito bom!!!

Babi Mello disse...

Ola Douglas, primeiramente preciso dizer que fiquei muito feliz com o seu comentário em meu blog: "Um dos melhores que ja visitei!" poxa valeu mesmo.
E sobre o teu blog, gosto muito de cinema, pode conferir no meu blog que didico espaço a isso e nos meus primeiros posts falei sobre o filme a Outra.
Agora quanto a parceria Tim Burton / Jonnhy Deep já vi: A noiva cadaver, o barbeiro demoniaco da rua fleet, a fantástica fábrica de chocolate, a lenda do cavalheiro sem cabeça e o mesmo que vc fala no seu post.
Obrigado por ter gostado do meu blog e volte sempre.
Bj!

Mayara Cardoso disse...

um dos meus filmes preferidos !!
johnny depp manda muito bem!
passou na sessão da tarde na sexta?
beeijos
atualizei essa semana, passa lá !
http://andnobodyelse.blogspot.com/

*** Poderosa *** disse...

muito obrigado pela visita. Volte sempre.
Beijossssss da * Poderosa *
http://mundodapoderosa.blogspot.com

Charllote disse...

Esse filme é um classico.
Johnny Depp é um otimo ator, mas não é meu favorito. xD
Agradeço seu comentário em meu blog.
Meus comentários são avaliados antes de serem publicados então não se assuste se não aparecer de cara. fiz isso por motivos de privacidade mesmo.
Me mudei sim, em janeiro.
Beijos~

Tintinha disse...

É chato, mas é um clássico! Questão de gosto mesmo. hehehehehe

! Marcelo Cândido ! disse...

Esse filme é clássico mas tem um tom meio melo dramático e tira a sensação de comédia o tempo todo mas sempre é bom ser revisto...
clássico e pronto!!!
johnny depp é bom mesmo
abraço!